Parque Tecnológico de Sorocaba ganha o primeiro laboratório externo

11 de Abril de 2015, 10:36

Vitor Lippi participou na manhã desta sexta-feira (10) da inauguração do primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa, uma parceria entre a Scania do Brasil e a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estudar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel, o que pode contribuir para melhoria do desempenho, consumo e, principalmente, redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
 
O evento trouxe a Sorocaba o embaixador na Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn; o presidente da Scania para a América Latina, Per-Olov Svedlund; diretor da Escola Politécnica, professor José Roberto Castilho Piqueira, e o diretor-superintendente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), André Steagall Gertsenchtein.
       
As pesquisas no laboratório da Poli-Scania estão em andamento. O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Poli.

Também participaram da cerimônia de inauguração do laboratório o prefeito de Sorocaba Antonio Carlos Pannunzio; o vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal de Sorocaba; o presidente do Parque Tecnológico, Flaviano Agostinho de Lima; o presidente da Agência de Inovação de Sorocaba, Pedro Vial, e os secretários municipais Geraldo Almeida, João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer), Mauricio Freitas (Negócios Jurídicos), Rubens Lara Hungria (Planejamento e Gestão) e Rodrigo Maldonado (Gabinete do Poder Executivo)